Skip to content

Cardo mariano

by em 11/11/2011

Cardo Mariano (Silybum marianum)

em cardo-marianum.com

Onde se pode encontrar e que partes são usadas: O Cardo Mariano é normalmente encontrado numa enorme variedade de locais, mesmo na beira das estradas. As sementes e as flores secas são usadas.

Em que condições o Cardo Mariano pode ajudar?

• Cálculo Biliar
• Fígado – Apoio
• Psoriáse
• Facilitador Digestivo
• Hepatites
• Cirroses
• Abusos de álcool ou medicamentos
• Protecção no uso de pró hormonais ou anabolizantes
• Fígado – apoio – no uso conjugado de suplementos alimentares e nutrição desportiva.

Uso tradicional e histórico:O uso medicinal do cardo mariano remonta há mais de 2000 anos. Culpepper, um conhecido ervanário do séc. XVIII, usava esta planta para abrir as obstruções do fígado, baço e para o tratamento da icterícia. Era também usado para aliviar a congestão do fígado, baço e rins.

Ingredientes Activos:Esta planta contém complexos de bidelavonóides, conhecidos como silimraína. Este constituinte é responsável pelos seus benefícios medicinais. A silimraína é feita de 3 partes: silibinina, silidianina e silicristina. A silibinina é o elemento mais activo e largamente responsável pelos benefícios da silimraína.

O extracto do Cardo Mariano, pode proteger as células do fígado, impedindo a entrada de toxinas prejudiciais e eliminando as que já estão neste órgão. Como outros bidelavonóides, silimraína é um poderoso antioxidante. Esta planta regenera as células danificadas do fígado.

Quanto se pode tomar?Muitas pessoas com doenças de fígado devem tomar cerca de 420 mg de silimraína por dia de extracto de cardo mariano esterilizado, com 70 a 80% de silimraína. De acordo com pesquisas e experiências clínicas, deve ser utilizado por um período de 8 a 12 semanas, para um melhoramento do estado de saúde. Depois deverá ser reduzido para 280 mg por dia. Esta quantidade reduzida também pode ser usada para fins de prevenção. Também pode ser tomado em chá, ou comido, 12 a 15 g de sementes. Estas últimas terapias não devem ser consideradas para fins de tratamento, somente como prevenção.

Quais são os efeitos secundários? Este cardo é virtualmente livre de efeitos secundários e pode ser usado para as mais variadas pessoas, incluindo mulheres grávidas e em aleitamento. Como a silimraína não estimula a actividade do fígado e da bílis, pode ter um efeito laxativo em alguns indivíduos. Isto normalmente cessa ao fim de 2 ou 3 dias.

From → saúde

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s