Skip to content

Maçã

by em 08/11/2011

Virtudes da maçã, segundo Castro

O naturopata galego José Castro, que viveu pelo menos 94 anos, e teve há uns 30 anos uma polémica com o naturólogo português Lyon de Castro, exaltava assim as virtudes terapêuticas da maçã:

«Comendo somente maçãs, boas e maduras, pode o homem alimentar-se, se não trabalha, manter o peso normal e ainda aumentar.»

«A maçã compreendida eutroficamente, não tem contraindicação nenhuma em toda a espécie de doenças, sendo assim um dos poucos alimentos completamente compatíveis com todos os alimentos.»

«A maçã boa, não ácida, é compatível com toda a espécie de alimentos. Mas verde ou ácida, não combina bem com os farináceos em geral.» (José Castro, La manzana como alimento optimo, medicina y golosina, Valencia, 1963, pag. 13).

«O ácido málico da maçã é um grande desinfectante e neutralizador da acidez do sangue».

«A maçã é rica em vitamina C, cuja falta origina beri-beri ou escorbuto: estimula a função renal; melhora a função hepática; aumenta os movimentos intestinais ao mesmo tempo que melhora notavelmente a digestão nestes orgãos, aumentando o maior aproveitamento dos alimentos ingeridos. É um suave laxante, um bom antitóxico, repõe os tecidos cerebrais e tonifica o sistema nervoso raquidiano». (ibidem, pags 15-16).

Há apenas uma recomendação a fazer: pode comer 2, 3 ou 4 quilos de maçã não ácida por dia, desde que muito bem mastigada e, no caso de estar em dias frios de outono ou inverno, deve ser acompanhada  de tisanas («chás») quentes de cidreira, limão, oliveira, etc, para evitar desmineralizações ligadas ao frio que incapacita o fígado.

Muitos casos de reumatismo, artrite, bronquite, doenças de fígado e rins curam-se com base na dieta de maçãs e queijos frescos ou requeijão, eliminando a carne, o peixe, o vinho, os doces, o pão branco e o arroz branco, o tabaco e o alcool.

Pense, por si. Experimente, cuidadosamente. A natureza cura !

(Blogue cura pelos frutos)

From → maçã, saúde

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s