Skip to content

Secagem da pêra

by em 01/11/2011

As pêras que tradicionalmente se secam na região de Viseu são da variedade São Bartolomeu. Colhem-se nas últimas semanas de Agosto, quando já estão maduras e há sol suficiente para as secar. A apanha é manual: um homem sobe às árvores e agita os ramos, fazendo cair as peras no chão; em baixo, as mulheres recolhem-nas e colocam-nas em caixas.
As peras devem ser descascadas sem grande demora, com faca ou navalha. Depois são dispostas em «passeiras», uma espécie de estrados compridos cobertos com uma camada grossa de caruma de pinheiro, ali chamados «tarimbas». Deve ter-se o cuidado de não deixar peras sobrepostas. Esta primeira fase de secagem dura 4 ou 5 dias. A meio do tempo viram-se as peras uma a uma, para apanharem sol por igual de ambos os lados.
Quando as peras estão secas, retiram-se da passeira e «embarrelam-se», ou seja, colocam-se dentro de sacas de plástico que se deixam ao sol durante 2 ou 3 horas. O calor e a humidade amolecem a polpa das peras, facilitando o processo seguinte: a espalma.
Esta operação é feita com espalmadeiras, utensílios formados por duas peças de madeira articuladas por um pedaço de couro ou borracha. As peras são espalmadas uma a uma, com bastante cuidado, pois se a pele estalar o fruto fica inutilizado.
Por fim, colocam-se novamente ao sol, durante 1 ou 2 dias, sobre lençóis brancos. Nesta fase as peras já não precisam de estar tão separadas. Terminada a secagem, podem ser ensacadas. Para uma boa conservação, devem guardar-se ao abrigo da humidade.

Memoria Media – e-Museu do Património Imaterial

From → pêra

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: